Equipe Falcão 211 - Online

♫ "Abra suas asas para o futuro, tenha consciência, preserve a natureza!" ♫

sábado, 4 de junho de 2011

Números, números, números.

Antes eu tive que dar uma saída porque precisava fazer os serviços domésticos aqui de casa kkkkkkk mas estou de volta. Para falar de matemática!
 Hoje em matemática não podia ser diferente: meio ambiente em foco! E os assuntos abordados foram: a contaminação ambiental e produção de lixo, e o papel dos anúncios publicitários na formação dos hábitos de costume. 
 Para o primeiro item, contaminação ambiental e produção de lixo, tivemos que usar a internet bem como anotar os dados obtidos. Veja alguns desses dados  referentes à produção de lixo no Brasil:

  • Uma pessoa produz em média 1,5 quilos de lixo por dia;
  • no Brasil são produzidas 240 toneladas de lixo por dia, só no Rio de Janeiro são 9 toneladas diárias e em São Paulo esse número é de 17 toneladas lixo por dia;
  • a quantidade de resíduos sólidos com destinação inadequada aumentou quase dois milhões de toneladas, com relação a 2009: foram 23 milhões de toneladas encaminhadas a lixões e aterros controlados - que, por não possuírem mecanismos adequados de disposição e armazenamento do lixo, contaminam o solo e a água - contra 21,7 milhões, em 2009. 
E agora pense... Para onde vai todo esse lixo? 
 É aí que entra o assunto seguinte: Contaminação Ambiental.
O depósito e acúmulo de resíduos tóxicos no solo e nos rios é um problema sério. Esses resíduos contaminam o solo que se torna impróprio para o cultivo, ou através da cadeia alimentar, poluindo plantas, os animais herbívoros que se alimentam dessas plantas acabam intoxicados bem como os peixes e outros seres que habitam as águas de um rio e dela tiram seu alimento. Com isso temos um ambiente totalmente modificado e insustentável.
A contaminação do solo é causada pelos seguintes fatores:
  • depósito de lixo na beira das estradas;
  • depósito de produtos tóxico e esgoto em rios e lagos;
  • depósito de lixo em rios e lagos;
  • aterros e lixões sem mecanismos adequados.
Entre estes também estão incluídos outros fatores, mas principalmente os caminhos inadequados do lixo.
Quanto ao item: papel dos anúncios publicitários na formação dos hábitos de costume, constatamos que eles são de importante papel na vida das pessoas. Anúncios de diferentes assuntos e reportagens abordam situações do cotidiano e assuntos que viram "moda". Pesquisas também influenciam nos hábitos das pessoas pois, abordam assuntos do dia-a-dia sendo muito importantes. Um exemplo são as pesquisas de hábitos alimentares e outro exemplo, que considero muito importante, são as dicas para um planeta sustentável onde são citados hábitos diários que podemos realizar em nossas casas e assim contribuir contra o aquecimento global, o consumo excessivo e a importância da separação do lixo. 
 Depois das pesquisas feitas, eis que vamos ao trabalho seguinte: a produção de um cartaz! hehehe

Nosso cartaz foi feito a partir de reportagens e anúncios de jornal, também fizemos recorte de palavras-chave e algumas frases relacionadas ao ambiente e ao cotidiano. Mais um exemplo de trabalho em EQUIPE!
E essa foi mais uma aula mega divertida sobre assuntos pra lá de importantes que tivemos! :]
E o que eu posso dizer é: continuem assim falcões, façam a diferença!

Por: Shaline W. de Moura

0 comentários:

Postar um comentário