Equipe Falcão 211 - Online

♫ "Abra suas asas para o futuro, tenha consciência, preserve a natureza!" ♫

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Comece hoje mesmo!

Dicas práticas pra você dar sua contribuição ao meio ambiente e à sociedade.

CIDADANIA
  • No trabalho:procure reutilizar papéis, não imprima documentos desnecessários e, no lugar de copos descartáveis, prefira usar copos de vidro ou canecas.
  • No Brasil, R$ 12 bilhões em alimentos são descartados todos os anos.  Esse dinheiro seria suficiente para alimentar nada menos que 8 milhões de famílias. Lembre-se dessas informações antes de encher seu prato ou deixar de consumir produtos dentro do prazo de validade.
  • Incentivar a construção de rampas para facilitar o acesso de cadeirantes e idosos, assim como a sinalização especial, mostra que você respeita as diferenças.
CONSUMO
  • Na hora de comprar a carne para a mistura do jantar, opte, sempre que possível, por produtos certificados, com origem controlada. E tente alternar carne bovina com pescados e aves.
  • Antes de comprar um carro, avalie qual o melhor modelo para você: um carro grande, normalmente, gasta mais combustível. Além disso faça as regulagens periódicas, como a troca do óleo no prazo indicado e a verificação de filtros de óleo e ar. tudo isso ajuda a poupar gasolina e a despejar menos gás carbônico no ar.
ÁGUA
  • Ao limpar uma área externa grande, vá de vassoura. Deixar a mangueira aberta não limpa mais - só gasta o precioso líquido de maneira desnecessária.
  •  Nada de despejar restos de tinta, inceticidas e outros rodutos no vaso sanitário. Eses materiais contaminam a água e são uma dor de cabeça para as companhias de saneamento. Evite também deixar fior de cabelo, pontas de cigarro e absorventes irem pelo ralo: eles podem até entupir o encanamento.
RECICLAGEM
  • Não custa nada juntar os materiais recicláveis de embalagens uqe você consome em sua casa. Isso faz uma diferença e tanto para o meio ambiente -  além de ajudar muitas famílias de baixa renda a aumentar o orçamento ao trabalhar no tratamento do lixo.
ENERGIA
  • Sempre desligue da tomada o plug de aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo usados, como a TV, o micro-ondas e até equipamentos de recarga e celulares. Isso porque, mesmo em modo stand-by, continuam a gastar energia.
  • Vai comprar eletrodomésticos novos? Pois saiba que você pode escolher os mais eficientes no consumo de energia: basta procurar pelo celo do PROCEL (nas marcas nacionais) ou ENERGY STAR (nas importadas).
  • Faça uso da luz natural! Em vez de deixar a lâmpada ligada, abra as portas e janelas, que também deixarão o ambiente mais fresco. Vale ainda procurar substituir a energia elétrica pela solar: há muitos produtos, de lâmpadas de jardim a carregadores de bateria de celular, com essa tecnologia.
"Se todo mundo mudar pequenas atitudes de seu dia a dia, dá pra fazer a diferença."

1 comentários:

Dicas importantes, essas.
è muito bom acessar e ler o blog de vocês.
 

Postar um comentário