Equipe Falcão 211 - Online

♫ "Abra suas asas para o futuro, tenha consciência, preserve a natureza!" ♫

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Assunto do dia.

Bom, lembrando que uma das tarefas (TAREFA C) via blog é: Escrever diariamente sobre os temas abordados em aula, das referidas disciplinas. Vamos às aulas! :D

 Hoje em inglês continuamos trabalhando em cima do texto que já havíamos comentado em um post mais antigo, Global Warming(Aquecimento Global). 
 Já em química, nossas primeiras aulas depois do início da 5ª GA, trabalhamos um assunto que todos nós, ou a maioria dos jovens e demais, adora: 
Refrigerante -  Mitos e Verdades.
 Como sabemos, tudo que é em excesso faz mal. E por que faz mal?
 - Porque alguns alimentos contém substâncias que em grandes quantidades prejudicam nosso organismo, como é o caso da gordura, do álcool e do refrigerante.
Nosso corpo necessita de proteínas e vitaminas, por isso devemos ter um cardápio variado incluindo ovos, frutas, peixes e leite, grandes fontes dessas substancias necessárias. Uma pessoa necessita de, no mínimo, 25 a 30 gramas de fosfato de cálcio por dia, por exemplo.
O fígado responsável por filtrar essas vitaminas e proteínas, guarda uma parte delas, que auxiliará no metabolismo do organismo, e a outra parte(os excessos) serão eliminados. Um exemplo:
o refrigerante contém: açúcar, extrato de substâncias responsáveis pela cor, sabor e aroma (flavor), água, conservantes, entre estes, produtos ácidos, e também possui fosfato de sódio. 
Esse fosfato de sódio será aproveitado pelo organismo até uma certa quantidade. O que sobrou, ou seja, os excessos, será eliminado através da urina.
  Eu aproveitei e pedi para o professor contar-nos se é verdade que o refrigerante faz mal aos ossos, e a resposta foi:
- Não. Porém em excesso, pode. Como tudo que é ingerido em excesso. Até suco de abacaxi! 
 " Qualquer excesso faz mal." (Elio Wink)
 É necessário ter limites.

Por: Shaline W. de Moura

0 comentários:

Postar um comentário