Equipe Falcão 211 - Online

♫ "Abra suas asas para o futuro, tenha consciência, preserve a natureza!" ♫

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Mas afinal, o que é sustentabilidade?

Durante as aulas de geografia trabalhamos o conceito de SUSTENTABILIDADE e de que maneiras ela está presente em nossa vida. Aprendemos que sustentabilidade não depende somente de aspectos econômicos mas também de aspectos culturais e socias. Nos dias atuais não há quem nunca tenha ouvido algo sobre sustentabilidade pois, é um tema muito trabalhado, principalmente nas escolas por se tratar da formação de uma geração social consciente e responsável.
- SUSTENTABILIDADE:
Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
Podemos dizer “na prática”, que sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.
A exploração e a extração de recursos com mais eficiência e com a garantia da possibilidade de recuperação das áreas degradadas é a chave para que a sustentabilidade seja uma prática exitosa e aplicada com muito mais freqüência aos grandes empreendimentos. Preencher as necessidades humanas de recursos naturais e garantir a continuidade da biodiversidade local; além de manter, ou melhorar, a qualidade de vida das comunidades inclusas na área de extração desses recursos é um desafio permanente que deve ser vencido dia a dia.
 
 Uma atitude sustentável: produzir menos lixo ▬ assim você ajudará a reduzir a produção e o depósito de lixo no planeta!

Leia mais em: http://www.atitudessustentaveis.com.br/conscientizacao/a-importancia-da-educacao-ambiental-e-da-sustentabilidade/

Por: Shaline W. de Moura

0 comentários:

Postar um comentário